Consultor da Red Bull, Helmut Marko explicou que as características do circuito de Zandvoort também contribuíram na falta de performance de Max Verstappen, mas o time já ligou alerta
A surra da McLaren no GP dos Países Baixos não apenas fez a Red Bull ligar o sinal de alerta como também acelerar a chegada de mais atualizações para o RB20. Helmut Marko assegurou que os taurinos “sabem mais ou menos” onde estão os problemas, portanto o foco é ter novidades “para ontem”, a fim de frear o crescimento de Lando Norris e também conseguir defender o Mundial de Construtores.
A corrida em Zandvoort, disputada no último domingo (23), apresentou papéis invertidos aos vistos no início da temporada 2024 da Fórmula 1. Desde a classificação, Norris foi soberano, colocando 0s3 sobre Max Verstappen. Na corrida, apesar da largada ruim — algo que já está virando rotina —, Lando imprimiu impressionante ritmo e cruzou a linha de chegada 22s à frente do tricampeão.
Alguns fatores explicam a queda de performance da Red Bull e o consequente domínio da McLaren, sendo o principal o circuito neerlandês, extremamente técnico e travado, características que não são agradáveis ao RB20. O MCL38, por sua vez, destaca-se pela versatilidade em qualquer tipo de pista, portanto os papaias partiram como favoritos à vitória.
Ao final da corrida, o consultor dos austríacos deu mais detalhes à Servus TV. “Foi parcialmente específico pela pista. Em parte também pela temperatura, relativamente baixa. O interessante é que [Oscar] Piastri estava pilotando meio que no ritmo de Lando após o pit-stop, e quando ficou preso atrás de [Charles] Leclerc, nada deu certo”, avaliou.
“Infelizmente, não foi o caso de Lando quando ele ultrapassou Max. Portanto, há algumas inconsistências, mas fomos claramente e bastante derrotados, um ponto que também é alarmante”, salientou.
A corrida seguinte é no clássico circuito de Monza, Itália, pista de alta velocidade e que é mais favorável ao carro taurino do que Zandvoort. E Marko disse ainda que o trabalho segue intenso para que novidades sejam introduzidas o quanto antes.
“Sabemos mais ou menos onde estão os problemas. O carro precisa ser mais equilibrado. Equilíbrio significa para o piloto ter mais confiança e derrapar menos. Isso melhora o desgaste dos pneus. Há algumas coisas em andamento. Quanto tempo levará até as termos? Levando em conta esta derrota, mais provável que cheguem ontem do que hoje”, encerrou.
Verstappen tem 295 pontos contra 225 de Norris, 70 de diferença. Restam 258 em jogo até Abu Dhabi. No de Construtores, a Red Bull ainda lidera, com 434, mas a vantagem para a McLaren é de apenas 30 ponto
Postar um comentário