- PUBLICIDADE -
Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, afirmou que as equipes concordaram em testar novo formato do fim de semana de sprint no GP do Azerbaijão
A Fórmula 1 ainda não anunciou oficialmente, mas tudo indica que logo irá confirmar o teste de um novo formato de fim de semana de corrida sprint para o GP do Azerbaijão, próxima etapa do Campeonato Mundial de 2023. O chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur indicou que as equipes deram aval com unanimidade para que a mudança fosse efetuada nessa que será a primeira participação da sprint desde a virada do ano.
De acordo com Vasseur, não houve resistência para o teste fosse efetuado — algo que é raro no entendimento geral dos times. Até mesmo para que a Fórmula 1 pudesse aumentar o número de corridas sprint de três para seis, houve drama: o plano original era mudar em 2022, mas a falta de acordo entre os times empurrou a troca somente para este ano.
“Em Baku, teremos duas classificações e duas corridas, e temos de fazer melhor trabalho enquanto equipe”, disse. “Acho que, para variar, todas as equipes estavam alinhadas [no assunto]. Não é sempre que isso acontece, então temos de aproveitar”, seguiu.
A grande diferença em Baku será a troca do segundo treino livre, que acontecia entre a classificação de sexta-feira e a corrida sprint de sábado por uma segunda classificação. Desta maneira, a sexta-feira conta com um treino livre único e uma classificação principal, que define o grid da corrida do domingo; enquanto o sábado conta com outra classificação pela manhã, que forma o grid da corrida sprint de horas depois. O domingo segue com o evento principal.
“Eu gosto do formato. Não sou muito fã do TL2 que normalmente existe, às vezes é meio enfadonho. Tentar algo novo e mais dinâmico durante o fim de semana é uma boa decisão. Quem assiste futebol, não vê o treino das equipes na quarta-feira, quando estão reconhecendo o estádio. Somos provavelmente o único esporte que coloca treino na TV”, finalizou.
A Fórmula 1 vive um recesso forçado de quatro semanas, por conta do cancelamento do GP da China, e retoma a temporada 2023 nas ruas de Baku somente entre os dias 28 e 30 de abril.

Comentários

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -