- PUBLICIDADE -
Por Leonardo Trielli
Documento do Comitê Olímpico Internacional afirma que não há vantagem competitiva de mulheres trans, a não ser que "pesquisas robustas" provem o contrário
Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou novas diretrizes para a participação de mulheres trans nos esportes olímpicos.
No documento, o COI afirma que não pode haver “presunção de vantagem” competitiva sobre mulheres biológicas e que as federações internacionais e organizações de esportes não devem pressionar mulheres trans a se submeterem a “tratamentos médicos desnecessários”.
Para o COI, caberá às federações internacionais de esportes, individualmente, definir os critérios para a participação de mulheres trans.
Entretanto, o documento frisa que qualquer impedimento à participação de mulheres trans deverá ser baseado em “robustas pesquisas revisadas por pares” que demonstrem vantagem ou risco à segurança física de outras atletas.
“O que estamos dizendo agora é que você não precisa usar testosterona de forma alguma”, disse o diretor Médico do COI, Richard Budgett. “Mas essa orientação não é uma regra absoluta. Portanto, não podemos dizer que as diretrizes de algum esporte em particular, como os do Atletismo, estejam realmente erradas.”
Embora ache positivo o esforço de inclusão do COI, a pesquisadora de desempenho atlético transgênero na Universidade de Loughborough, Joanna Harper, diz ser um erro minimizar as vantagens das mulheres transgêneros.
“É importante que o COI se pronuncie a favor da inclusão de atletas trans e intersex, mas acho que os itens cinco e seis do documento são problemáticos [veja quadro abaixo]”, disse Harper, que é uma mulher trans e também atleta de competição.
“As mulheres trans são, em média, mais altas, maiores e mais fortes do que as mulheres cis e isso é uma vantagem em muitos esportes. Também não é razoável pedir às federações esportivas que realizem pesquisas robustas e revisadas por pares antes de colocar restrições a atletas trans em esportes de elite. Essa pesquisa levará anos, senão décadas”, afirma a pesquisadora.
Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as notícias em primeira mão. CLIQUE AQUI 

Comentários

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -