Esteban Ocon venceu o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1. A corrida, que começou com chuva e foi totalmente imprevisível, viu um grande acidente na largada mudar a trajetória do melhor Grande Prêmio da temporada de 2021. Foi a primeira vitória de Ocon na Fórmula 1 em 78 corridas disputadas, e também a primeira da Alpine.
Sebastian Vettel, da Aston Martin, foi o segundo colocado. O alemão ficou atrás de Ocon durante toda a corrida, depois que a Mercedes complicou a vida de Hamilton na relargada. Mesmo assim, o britânico escalou o pelotão da última posição para o pódio do Hungaroring.
Carlos Sainz foi o quarto colocado, depois de ser superado por Hamilton faltando poucas voltas para o fim. Fernando Alonso terminou na quinta posição e foi considerado o Piloto do Dia, depois de travar uma batalha contra Hamilton nos estágios finais do GP.
A AlphaTauri e a Williams pontuaram com seus dois pilotos no Grande Prêmio da Hungria. Pierre Gasly na sexta posição e Yuki Tsunoda em sétimo para a AlphaTauri. Na Williams, Nicholas Latifi foi o oitavo colocado e George Russell o nono.
Max Verstappen terminou na 10ª posição. Na largada, Bottas iniciou um “strike” e o holandês foi acertado por Lando Norris, caindo para as últimas posições. Apenas 14 pilotos completaram a corrida, já que Nikita Mazepin, Sergio Perez, Lance Stroll, Charles Leclerc, Valtteri Bottas e Norris abandonaram a corrida depois do grande incidente na largada.
Hamilton agora lidera o Campeonato de Pilotos com 197 pontos, com oito pontos de vantagem para o segundo colocado Verstappen. Nos construtores, a Mercedes agora lidera com 300 pontos contra 290 da Red Bull.
Entretanto, horas após o encerramento da disputa, a direção de prova investigou e desclassificou Vettel do GP. O motivo foi não ter o 1L de combustível mínimo para análise, promovendo Hamilton para segundo e Carlos Sainz, terceiro.
Chuva e caos na largada no Hungaroring
A previsão de chuva se confirmou e os pilotos foram para o grid de largada usando pneus intermediários. Na largada, o caos. Hamilton e Verstappen largaram muito bem, mas Bottas fez uma péssima largada. O finlandês perdeu várias posições antes da Curva 1 e errou a freada, acertando em cheio o McLaren de Norris e depois a Red Bull de Perez. Norris, por sua vez, acertou Verstappen em cheio.
Não foi apenas esse acidente que marcou a largada no GP da Hungria. Leclerc ia saindo na segunda posição, ainda na Curva 1, quando Stroll acertou em cheio sua Ferrari. O monegasco acabou espalhando e se chocou com Ricciardo.
Como resultado, a bandeira vermelha interrompeu a corrida por alguns minutos. Perez, Stroll, Leclerc, Norris e Bottas abandonaram a corrida. Verstappen, que trocou seu motor antes da corrida, teve muitos danos em seu RB16B, mas conseguiu voltar aos boxes e pode minimizar os danos com a bandeira vermelha.
Hamilton era o líder, seguido por Ocon, Vettel, Sainz e Tsunoda, completando os cinco primeiros. Latifi fez uma ótima largou e subiu para a P6, à frente de Alonso, Russell, Raikkonen e Schumacher que formavam os 10 primeiros.
Mercedes erra, Hamilton larga sozinho no grid e cai para último
A relargada foi inédita e histórica. Com a pista seca, todos os pilotos foram para os boxes e trocaram para pneus slicks. Hamilton largou sozinho, pela primeira vez na Fórmula 1. A Mercedes errou feio na estratégia e chamou o britânico para os boxes, devolvendo na última posição.
Ocon era o líder na volta 6, seguido por Vettel, Latifi, Tsunoda e Sainz completando os cinco primeiros.
Lá atrás, Hamilton e Verstappen tentavam escalar o pelotão, mas com muita dificuldade. Hamilton demorou cinco voltas para superar Giovinazzi, enquanto Verstappen superou Schumacher para faturar a nona posição.
Undercut da Mercedes coloca Hamilton de volta no jogo
Na volta 20, Hamilton foi aos boxes e voltou com os pneus duros. Uma volta depois, Verstappen e Ricciardo também fizeram suas trocas de pneus para os duros.
A Mercedes concretizou o undercut, já que Hamilton passou os dois na Curva 1 e subiu para a P9. Verstappen não conseguiu progredir e ficava preso atrás do Ricciardo na P12.
Na volta 26, a diferença de Hamilton, oitavo colocado depois de ultrapassar Schumacher no giro 25, para o líder Ocon era de 39 segundos. Na volta seguinte, Hamilton ultrapassou Latifi e já era o sétimo colocado – e a corrida não estava nem em sua metade ainda.
Algumas gotas de chuvas podiam ser vistas nos boxes, mas não o suficiente para os pneus intermediários. Alonso falou ao rádio que “nuvens negras” circundavam o circuito, mas a Alpine confirmou que elas não chegariam há tempo.
Na volta 31, Tsunoda era pressionado por Hamilton enquanto o piloto da Mercedes tentava tomar a sexta posição. Posição essa que daria a liderança no mundial para Hamilton, já que Verstappen ainda era o 12º e não pontuava. Pierre Gasly, quinto colocado, foi aos boxes uma volta depois e Hamilton subiu para a P6. Gasly retornou à pista na oitava posição.
Postar um comentário